Política

Coité: Prefeitura contrata construtora sem engenheiro

Imagem Coité: Prefeitura contrata construtora sem engenheiro
Empresa também não tem registro no Crea e foi criada por amigos do prefeito Renato Souza dos Santos (PP)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/04/2012, às 10h25   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Os contratos da Prefeitura de Conceição do Coité com a Claryan Construtora, empresa criada por amigos do prefeito Renato Souza dos Santos (PP), estão sendo investigados pelo Ministério Público Estadual (MPE). A construtora, que abocanhou contratos da ordem de R$ 2 milhões, não possui engenheiro responsável, nem registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA), exigências previstas na Lei de Licitações.

Funcionando numa casa de cinco cômodos num bairro popular de Coité, 210 km de Salvador, sem nome e marca na fachada do imóvel, a Claryan é enquadrada pela Junta Comercial da Bahia como microempresa e tem como sócios o pedreiro Antônio Luiz de Santana Pinto, conhecido como Luizinho da Boa Vista, e a trabalhadora rural Josefa dos Santos Ramos. Criada no mês seguinte à eleição do prefeito, a construtora arrematou pelo menos seis contratos com a prefeitura, um deles de R$ 903 mil com verbas do Ministério das Cidades.

Em conversa com a reportagem de A Tarde, Antônio Luiz admitiu ser amigo do prefeito Renato Santos, mas garantiu que a relação de amizade não beneficia a Claryan. Além dos laços de amizade com o prefeito, Antônio Luiz também é cunhado de Cassimiro dos Santos Ramos, que trabalha como assessor especial do prefeito. A outra sócia é irmã de Cassimiro.

Instaurado no dia 11 deste mês, o inquérito civil público foi motivado por duas representações dos vereadores Edvaldo Evangelista e Danilo Oliveira, do PT. Como o inquérito corre em segredo de justiça, o promotor responsável pelo caso não se pronunciou sobre o assunto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp