Política

Cai o secretário que arrumou as contas de João

Imagem Cai o secretário que arrumou as contas de João
Conforme foi adiantado pelo Bocão News, Joaquim Bahia dá lugar a Ruy Ramos na Fazenda  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/06/2012, às 12h21   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

O que o Bocão Newsadiantou no dia 25 de abril foi oficializado na quinta-feira (31). O secretário municipal da Fazenda, Joaquim Bahia, grande responsável pelo aumento da arrecadação, diminuição da dívida e equilíbrio das contas do prefeito João Henrique, deixou o cargo na quinta-feira. Para ocupar o lugar, o bacharel em Ciências Contábeis, Ruy Marcos Macedo Ramos.

Já no dia 11 de maio, o Bocão News recebeu a informação que Bahia iria entregar o cargo depois de ter sofrido pressão da primeira-dama Tatiana Paraíso para que a Sefaz liberasse suplementação orçamentária de R$ 80 milhões para a pasta da Saúde. Ainda segundo as mesmas fontes, a solicitação aconteceu dois dias após a realização de uma reunião em que todos os secretários e superintendentes foram informados de quanto cada estrutura administrativa poderia gastar até o final do ano.  

Na oportunidade, a Secretaria de Comunicação enviou uma nota negando a informação. Confira na íntegra:

“O prefeito João Henrique manifestou surpresa ao ser informado sobre o conteúdo da nota publicada no site Bocão News sobre o pedido de demissão do secretário da Fazenda Joaquim Bahia. Segundo João Henrique, ele e o secretário despacharam assuntos da pasta durante a tarde desta quinta-feira (10) e o assunto em nenhum momento foi citado”.

Relembre

Após uma reforma administrativa da prefeitura, Joaquim assumiu a pasta num momento crítico. Salvador perdia arrecadação, operava em déficit e não tinha recursos para honrar os próprios compromissos. Depois de um programa de refinanciamento e uma série de medidas de austeridade, Joaquim Bahia conseguiu “arrumar a casa”.

Enquanto muda mais uma vez o titular da Fazenda, o prefeito já teve as contas de 2009 e 2010 rejeitadas pelo Tribunal de Contas e não para de resolver pepinos. Será que o quinto gestor da pasta vai conseguir dar continuidade ao trabalho que era feito por Bahia?

Confira, na íntegra, a nota enviada pela prefeitura anunciando a mudança na secretaria.

A Secretaria Municipal de Comunicação Social informa que o bacharel em Ciências Contábeis Ruy Marcos Macedo Ramos é o novo secretário municipal da Fazenda, em substituição ao auditor fiscal Joaquim Bahia, que solicitou o desligamento do cargo alegando questões pessoais:
“Assumi o compromisso com o prefeito de permanecer no cargo até consolidar o equilíbrio das contas municipais, objetivo já alcançado pela gestão e por outro lado, expliquei a ele que no âmbito particular havia demandas inadiáveis e o prefeito compreendeu a minha decisão”, explicou.
O prefeito João Henrique agradeceu o trabalho desenvolvido por Joaquim Bahia à frente da Secretaria Municipal da Fazenda, sobretudo a reestruturação das contas e o equilíbrio orçamentário.
“Trata-se de um técnico brilhante, que justificou na Sefaz todo o conceito e respeitabilidade que conquistou durante a sua trajetória profissional. Sem dúvida alguma, Joaquim Bahia e a sua equipe são os responsáveis pelo equilíbrio das contas públicas e por Salvador ter sido a capital com o maior crescimento de arrecadação durante o ano de 2011. Agradeço em nome da cidade de Salvador, a colaboração e a sua dedicação e fico tranquilo, porque ele se colocou à disposição do Município para que sempre que for solicitado, contribuir com a Gestão Municipal, nas questões pertinentes à área fazendária”.
Além de bacharel em Ciências Contábeis, o novo secretário é formando em Gestão Municipal Pública e já exerceu, entre outros cargos, o de subsecretário municipal da Fazenda, coordenador central de orçamento e atualmente desempenhava a função de assessor especial da Sefaz.


Matéria originalmente postada às 20h do dia 31/05

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp