Política

Fora do “tumulto”, Rui Costa acredita nas 300 prefeituras

Imagem Fora do “tumulto”, Rui Costa acredita nas 300 prefeituras
Governistas traçam estratégia e querem comandar mais da metade das cidades baianas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/07/2012, às 14h26   Luiz Fernando Lima (Twitter: @limaluizf)



Um dos nomes fortes do governo estadual e apontado como o “candidato do coração” de Jaques Wagner à sucessão em 2014 caminhava à frente do cortejo deste Dois de Julho. Rui Costa (Casa Civil) andava tranquilo enquanto há duzentos metros os governistas se espremiam para conseguir permanecer, estrategicamente, ao lado do chefe do Executivo estadual.

Próximo ao Convento do Carmo, na região do Santo Antônio, Rui Costa conversou com a reportagem do Bocão News sobre a estratégia dos petistas para estas eleições. De acordo com ele, tanto o partido como a base aliada devem conseguir alcançar os objetivos eleitorais traçados nas reuniões de cúpula.

“A base trabalha com a ideia de eleger 300 prefeitos. O PT já anunciou que deseja 100. Acho que vamos conseguir alcançar”, avaliou. Rui Costa acredita que até as eleições de outubro os problemas causados pela greve dos professores e antes, pela da Polícia Militar, serão dirimidas e o efeito minimizado.

“Acredito que será diluída ao longo do tempo, até porque, quando os ânimos estiverem se acalmado haverá uma absorção melhor da proposta que foi feita e eu insisto: é a melhor proposta de todo o país”, disse confiante.

Rui Costa foi o nome forte das relações institucionais durante o primeiro mandato de Wagner. Há os que defendem que Rui ainda atua neste espaço, apesar de ter indicado o sucessor, Cézar Lisboa – que também é da corrente Coletivo Reencantar.

Questionado sobre a composição com os comunistas, ele argumenta que o partido foi convencido a compor o projeto. “Houve uma aglutinação em torno do nome de Nelson (Pelegrino) e na reta final um convite para que o PCdoB viesse compor a vice e eles, dado o momento político, acharam importante fazer esta composição. Um homem e uma mulher. Uma negra e um branco. Os dois com esta militância junto aos movimentos sociais é uma excelente chapa”.

Volta às aulas

De acordo com o chefe da Casa Civil, 1,1 mil escolas das 1,4 mil de todo o estado já retornaram às atividades. Rui Costa afirmou ainda que o governo espera que a greve termine amanhã, quando assembleias serão realizadas, no estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp