Política

PF desvenda esquema de compra de votos na Bahia

Imagem PF desvenda esquema de compra de votos na Bahia
Entre os beneficiados, aparece o nome do deputado federal eleito Jutahy Magalhães Jr.  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/12/2010, às 09h16   Redação Bocão News



A Operação Paga deflagrada na manhã desta quinta-feira (9) pela Polícia Federal em Ilhéus, no sul do Estado, desvendou um esquema de compra de votos em favor do deputado federal eleito Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) e da deputada estadual eleita Claudia Oliveira (PTdoB). Em nota, a PF informa que o esquema, denunciado pelo juiz Antônio Higino, seria comandado pelo ex-prefeito de Buerarema, Orlando Oliveira  Filho.  A ação policial tem como objetivo cumprir 13 mandados de detenção (condução coercitiva) e 12 mandados de busca e apreensão em Buerarema, Itabuna e Salvador.


PF descobre venda de votos pró-Jutahy

No dia 3 de outubro, data da votação do primeiro turno das eleições de 2010, foram realizadas buscas na residência do ex-prefeito da cidade e em mais dois locais, onde a PF encontrou envelopes contendo cadastramento de eleitores e quase R$ 40 mil que supostamente seriam destinados para o pagamento pelos votos.

Os candidatos beneficiados no esquema foram eleitos com quase a mesma quantidade de votos, em número que muito se aproxima aos eleitores cadastrados nas listas apreendidas. Durante as investigações, a PF identificou outro esquema de compra de votos, comandado por um policial civil lotado em Salvador e candidato a deputado federal, que pretendia beneficiar os candidatos a deputado estadual Heraldo Rocha e a deputado federal Benito Gama, que não se elegeram.

Os investigados serão conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal de Ilhéus e, após serem interrogados e indiciados, responderão em liberdade por compra de votos, boca de urna, transporte ilegal de eleitores e formação de quadrilha. Após a análise do material apreendido e dos interrogatórios, será avaliada a participação dos candidatos nos crimes.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp