Política

AGU quer que Dirceu e demais mensaleiros devolvam dinheiro desviado

Publicado em 17/11/2012, às 21h37   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)




O ressarcimento do dinheiro desviado no esquema do mensalão aos cofres públicos é esperado pelo governo, que aguarda uma definição do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao advogado geral da União, Luis Inácio Adams, afirmou que se o STF determinar no julgamento do mensalão a devolução dos recursos desviados, a Advocacia Geral da União vai à busca da execução da decisão.

Segundo informações do site G1, Para reaver os recursos os bens dos condenados podem ser penhorados e cada réu responderia solidariamente pelos desvios, mas conforme suas responsabilidades no processo. Aqueles que agiram para desviar recursos do Banco do Brasil teriam de arcar com o ressarcimento dos recursos desviados da instituição financeira. Quem promoveu o desvio de dinheiro da Câmara dos Deputados responderia apenas por esses valores.

De acordo com dados disponíveis no processo e constantes do voto do ministro Carlos Ayres Britto, R$ 153 milhões foram desviados pelos réus.

Adams disse que não seria producente abrir um processo apartado para reaver o dinheiro. Se esse fosse o caminho, explicou, a AGU teria de provar judicialmente que houve desvio de recursos públicos para depois obter um título a ser posteriormente executado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp