Política

Assembleia aprova protejo pelo fim da poluição sonora em coletivos

Imagem Assembleia aprova protejo pelo fim da poluição sonora em coletivos
Medida determina uso de fone de ouvido em aparelhos sonoros durante a viagem  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/12/2012, às 21h16   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O uso de aparelhos sonoros no interior dos transportes coletivos intermunicipais que circulem na Bahia será regulamentado. A assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (26), o projeto de lei no 19.731/2012, de autoria do deputado Carlos Geilson (PTN), que determina uso de fone de ouvido em aparelhos sonoros enquanto o passageiro permanecer no interior desses veículos. Caso contrário, a pessoa poderá ser repreendida pelo motorista e, até mesmo, convidada a desembarcar.

Segundo Geilson, os passageiros de ônibus, micro-ônibus, vans, ferry boats, catamarãs, trens, entre outros meios de transporte, são obrigados a ouvir músicas em barulho acima do recomendado por médicos. Outro problema trazido pela prática cada vez mais comum é a queixa dos motoristas de ônibus que afirmam que o volume alto dos aparelhos eletrônicos prejudica a concentração e impede que eles ouçam determinados defeitos no funcionamento do veículo, bem como o aviso sonoro de parada.

O deputado acredita que a lei proposta atenderá a um clamor popular e contribuirá para a inibição de inúmeras confusões que, frequentemente, têm sido protagonizadas nesses transportes, pelo uso indevido de aparelhos sonoros . “Tal lei busca a efetivação de uma categoria jurídica constitucional que está em voga, o direito à saúde e ao meio ambiente sadio e devidamente equilibrado”, frisa. Para se tornar lei na Bahia, a matéria deve ser sancionada pelo governador Jaques Wagner.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp