Política

Secretário aposta no IPTU para expandir caixa de Salvador

Imagem Secretário aposta no IPTU para expandir caixa de Salvador
Mauro Ricardo deve promover modificações no cálculo do imposto  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/01/2013, às 08h02   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) deve ser a ‘galinha dos ovos de ouro’ para começar a alinha a economia da prefeitura de Salvador. A aposta vem do secretário municipal da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, que já sinalizou a intenção de mexer na cobrança.

Na última reunião do prefeito ACM Neto (DEM) com o secretariado, última segunda-feira (21), Mauro fez comparação entre as capitais baiana e mineira. Segundo o gerente da pasta fazendária soteropolitana em Salvador o IPTU rende R$ 270 milhões ao ano, enquanto que em Belo Horizonte o imposto gera receita de R$ 800 milhões.

As especulações são de que ele pode aumentar a base de arrecadação, ampliando o número de pessoas que pagam o imposto, ou aumentar o volume cobrado de quem já paga, atualizando o valor dos imóveis, hoje defasado. Ainda existe a possibilidade, segundo o A Tarde, dele utilizar um pouco de cada coisa.

Outro desafio da Fazenda de Neto é conseguir arrecadar o valor devido de forma integral. Estimativa preliminar de especialistas do município, com base no cruzamento de dados do cadastro da prefeitura, aponta um índice de inadimplência de algo entre 50% e 55%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp