Política

Bancada feminina insiste em igualdade entre homens e mulheres

Imagem Bancada feminina insiste em igualdade entre homens e mulheres
Nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados foi pedido empenho ao presidente da Casa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/02/2013, às 19h12   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A bancada feminina da Câmara dos Deputados se reuniu nesta quarta-feira (20) com o presidente da casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para definir agenda prioritária de trabalho para 2013.

As parlamentares apresentaram os desafios da bancada feminina  para o ano legislativo e  solicitaram  o empenho do  presidente na melhoria da infraestrutura da Procuradoria Especial da Mulher.

A coordenadora da bancada feminina, Janete Rocha Pietá (PT-SP), destacou a necessidade de aprovação das pautas relacionadas às temáticas da mulher, em especial, do  Projeto de Lei nº 6653/2009, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que propõe a criação de mecanismos que garantam  igualdade entre mulheres e homens, a fim de coibir práticas discriminatórias nas relações de trabalho.

Única representante da Bahia na Câmara dos Deputados,  Alice Portugal defendeu a presença da representação da bancada feminina no Colégio de Líderes, frisando o seu “papel  fundamental”  para garantir e ampliar a compreensão de fatores de gênero nas diversas propostas em discussão na casa. “Muitas vezes não se tem a ideia de como dezenas de projetos influenciam o dia a dia das mulheres”, argumentou a deputada, que também propôs  a  melhoria na infraestrutura para desenvolvimento dos trabalhos das parlamentares. “Temos exemplos, de diversos parlamentos em outros países, de iniciativas de boas práticas que colaboram para o melhor desempenho das atividades das bancadas femininas”, concluiu Alice Portugal.

O presidente da casa afirmou que será importante para esta nova gestão deixar algum legado relacionado com a valorização da mulher no parlamento. Durante a reunião, também foram debatidos o encaminhamento de outros projetos para aprovação e a solicitação de uma audiência com a presidente Dilma Rousseff.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp