Política

Alencar é submetido a exame para localizar sangramento

Publicado em 05/01/2011, às 15h53   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

José Alencar, ex-vice-presidente da República foi submetido na tarde desta quarta-feira (5) a uma atereriografia, procedimento médico para localizar o novo foco da hemorragia em seu intestino. Alencar está sendo assistido pela equipe médica do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, que o acompanha no combate ao câncer de intestino há anos.

Considerado invasivo, já que um cateter é introduzido pela virilha do paciente, segue pela artéria aorta até atingir o intestino, o procedimento não é uma a cirurgia, mas é delicado, e consiste na inserção de contraste até o intestino para a localização da origem do sangramento. 

Depois do exame, a equipe médica que acompanha Alencar vai decidir se o ex-vice-presidente será submetido a uma embolização, outra tentativa de estancar o sangramento.

Na semana passada, o ex-vice-presidente passou pelos dois procedimentos, que duraram quatro horas.

Os tumores no intestino de Alencar voltaram a crescer desde que foi suspensa a quimioterapia quando Alencar deu entrada no hospital com hemorregia na região do intestino, e voltaram a causar sangramento nesta terça-feira (4), quando ele teve que ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após já estar instalado em um quartodo hospital.

O ex-vice-presidente chegou a perder cerca de um litro de sangue entre a madrugada e a manhã de terça. Por enquanto, segundo os médicos, a possibilidade de mais uma cirurgia está descartada. Desde que foi descoberto o câncer no intestino, há cerca de 15 anos, José Alencar já foi submetido a 17 ª cirurgias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp