Política

Protetores de animais comemoram criação de Frente Parlamentar

Imagem Protetores de animais comemoram criação de Frente Parlamentar
Propostas de criação de Secretaria e Delegacia Especiais também aguardam aprovação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/03/2013, às 07h54   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Ativistas do movimento em defesa dos animais comemoraram a aprovação na Câmara Municipal de Salvador da criação da Frente Parlamentar de Defesa dos Animais, proposta pela vereadora Ana Rita Tavares (PV). O objetivo da Frente, que teve o apoio de 37 vereadores, é estimular a implantação de uma política pública de atenção aos animais na capital baiana.
Segundo Ana Rita, a criação da Frente é um momento histórico e, a partir de agora, o movimento ambientalista ganha uma nova força para que providências em favor dos animais sejam adotadas pelo poder executivo, a exemplo da proposta para criação do hospital público veterinário, ações de controle populacional para animais de rua e a criação de órgãos administrativos de fiscalização para o combate a crimes contra os animais.
De maneira pioneira em Salvador, a vereadora do PV também protocolou na Câmara Municipal projetos para a criação da Secretaria Especial de Defesa dos Animais (SEDA) e da Delegacia Especial de Defesa dos Animais. Os dois projetos ainda aguardam votação.
A proposta da SEDA visa tirar da Secretaria de Saúde do município um acúmulo de atribuições com relação à problemática animal na cidade. “A ideia é que a Secretaria tenha uma abrangência maior, pois atuaria com ações e projetos nas áreas de educação ambiental nas escolas, controle populacional de animais de rua, vacinação em massa, campanhas de guarda responsável e prevenção da violência”, explica Ana Rita Tavares.
Dia Nacional dos Animais – Nesta quinta-feira (14), Ana Rita Tavares vai estar presente numa Sessão Especial em celebração ao Dia Nacional dos Animais, a partir das 14h30, a Assembleia Legislativa da Bahia. Proposto pelo deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), o evento tem o objetivo de expor a atual situação dos animais no estado da Bahia, assunto considerado problema de saúde pública, pois afeta o meio ambiente, a população dos animais e os seres humanos.
Também vão estar presentes ativistas do movimento em defesa dos animais, representantes de Organizações não Governamentais, autoridades dos órgãos do Poder Público Municipal e Estadual, veterinários e deputados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp