Política

Metrô de Salvador continua sem data para sair

Roberto Viana
Tarifa cobrada é um dos impasses  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 14/03/2013, às 13h27   Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)


FacebookTwitterWhatsApp

O metrô de Salvador continua sem prazo para sair dos trilhos. Na reunião realizada nesta quinta-feira (14), entre o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto, na Governadoria, não se definiu como será realizada a integração entre o metrô e as linhas de ônibus e, muito menos, sobre a tarifa que será cobrada. Participaram da reunião, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, e o secretário de Urbanismo e Transportes da Prefeitura de Salvador, José Carlos Aleluia.

Segundo Rui Costa, um dos principais pontos de convergências está no valor da tarifa cobrada. “O modelo de gestão do metrô já está definido, será uma integração das linhas, mas o que ainda falta definir é a tarifa que precisa chegar a um valor que atenda a população e remunere os dois serviços”, garante o secretário.

Em relação à data prevista para inaugurar a Linha 1, os secretários não souberam informar. Segundo Rui, apenas quando o Governo recepcionar o projeto é que será divulgado um cronograma de funcionamento das linhas. “As linhas serão liberadas na medida em que as estações fiquem prontas. Portanto, a Linha 1 será liberada antes”, afirma. Se o metrô ficará pronto antes da Copa de 2014 é a outra incógnita. “A cada mês que passa esse prazo fica mais comprometido, mas só poderemos afirmar depois que recepcionarmos o metrô”, disse.

Já para a Prefeitura, a transferência para o Governo foi um decisão valiosa. “Estamos muito satisfeitos com o repasse, pois entendemos que a vocação para operar um sistema dessa dimensão é do Estado, sendo melhor também para toda a comunidade”, acredita o secretário José Carlos Aleluia.

Uma nova reunião na próxima quinta-feira (21) deverá definir, enfim, a tarifa aplicada e os prazos de entrega de cada etapa.


Nota originalmente postada às 20h do dia 15

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp