Política

Marcell Moraes devolve críticas: "Ele deveria ler o projeto primeiro"

Imagem Marcell Moraes devolve críticas: "Ele deveria ler o projeto primeiro"
Vereador se demonstrou surpreso com posicionamento do presidente da Anclivepa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/03/2013, às 15h53   Terena Cardoso (Twitter: @terena_cardoso)



Após ter conhecimento sobre as críticas sofridas pelo presidente César Olímpio, da Associação Nacional de Clínicos Veterinários (Anclivepa/BA), o vereador Marcell Moraes (PV) defendeu o seu projeto que objetiva proibir a venda de animais em pet shops de Salvador. 
Em conversa por telefone na manhã desta sexta-feira (15), o edil se mostrou surpreso com as declarações do médico, que confessou não ter lido o seu projeto.

“Minha bandeira é de defensor dos animais. Obviamente, com ela, estou assegurando a qualidade de vida dos seres humanos. Então, é uma crítica sem fundamento, ele deveria ler o projeto antes de fazer qualquer crítica e ainda assim ele iria fazer uma crítica porque ele com certeza é uma das pessoas que vai se prejudicar deixando de ganhar dinheiro com venda de animais”, acredita.

No entanto, Marcell reconhece que, na condição de vereador, está passível de sofrer críticas boas e ruins. “O meu objetivo como vereador é velar o bem estar dos animais e vou fazer inúmeros projetos para a área animal. Eu sou ambientalista há 15 anos. Esses projetos vão receber críticas. Mas, eu prefiro ser um vereador que errou tentando acertar do que ser omisso. Tem vereador que ficou quatro anos na Câmara sem apresentar um projeto. Eu já entreguei 68”, diz o edil, sem deixar de pontuar, mais uma vez, o posicionamento do presidente da Anclivepa.

Marcell admite que haveria opiniões diversas sobre seu projeto, mas especificamente a opinião do dirigente de classe o desagradou na forma como foi feita. Ele apela que o grande interesse do veterinário é o lucro com as vendas e que esta atitude o faz se esquecer de que os animais também têm direito a bem-estar. Por conta disto, é preciso debate. "Não quer dizer que o projeto será exatamente do jeito que está ali. Virão as emendas e os questionamentos. Vai proibir como? Não vai proibir? Vai regulamentar? Então, minha intenção é trazer essa discussão. As pessoas que amam os animais concordam. Eu costumo dizer que amigo não se compra, se conquista”, afirma.

Adoção

Ainda de acordo com o vereador, a intenção de proibir a venda de animais em pet shops é clara no que diz respeito às adoções. Segundo seu levantamento, Salvador hoje tem 140 mil animais de rua e que o objetivo do pet shop não deve ser lucrar com os animais, mas sim prestar serviços aos mesmos e aos donos. Ao ser questionado sobre o fato de proibir a venda para pet shops e liberar para canis, gatis e casas especializadas, ele reconhece que pode haver mudanças no projeto de lei.

“Um projeto de lei não pode ser começado radicalmente. A partir do momento que proibimos em um lugar, as pessoas começam a entender as causas em prol dos animais. Aí, esses costumes arcaicos e medievais vão começar a desestimular as pessoas que vão começar a desistir da compra e vamos conseguir reduzir a quantidade de animais de rua em salvador. O projeto está em tramitação na câmara, vai passar pela comissão do direito do consumidor do qual eu sou conivente e vamos discutir com os vereadores”, diz.

Não é marketing

Chateado com as acusações de César Olímpio, da Anclivepa, que considerou o projeto do vereador uma atividade de marketing político, Marcell Moraes alega que o cunho midiático que assume em redes sociais é uma forma de divulgação comum atualmente. "Eu trabalho 24h, já apresentei 68 projetos e todos eu vou mostrar. Seja bom ou ruim. É o meu papel como vereador. As pessoas reclamam tanto que vereador não trabalha! Tanto esse projeto, como outros vão de encontro aos grandes poderosos e vai gerar críticas", se defende. O parlamentar diz não ter medo das pressões e atesta que deixará marcas na Câmara como um vereador que trabalhou bastante, ainda que não venha a se reeleger.

Nota originalmente postada às 11h do dia 15

Leia o projeto do vereador na íntegra


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp