Política

Conab distribui milho mas criadores precisam pagar para receber

Divulgação
13 mil toneladas de milho serão encaminhadas para os criadores atingidos pela seca  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 29/03/2013, às 18h20   Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)


FacebookTwitterWhatsApp

Dentre as ações do governo federal para convivência com a seca no semiárido baiano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a entrega de 13 mil toneladas de milho em grãos para a Bahia, destinados aos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos que utilizam o produto na ração animal. Os grãos devem chegar entre os dias 8 de abril e 8 de maio, de acordo com o aviso de compra divulgado na última quarta-feira (27).

Apesar da iniciativa, a ação foi criticada pelo vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda. Para ele, a burocracia do governo emperra a ajuda. “Não adianta só trazer o milho para o estado, se os produtores e criadores tem que pagar um transporte que percorre 150 a 200 km para buscá-lo nos depósitos da Conab, se eles já estão sem recursos. Inviabiliza a ajuda. O que poderia ser feito é que outras instâncias do governo intervenham e paguem esse transporte para os municípios atingidos”, propõe. A Conab só possui cinco armazéns no estado da Bahia.

Mas o senador Walter Pinheiro (PT-BA), que fez a interlocução junto ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, para a entrega dos grãos, continua buscando viabilizar a distribuição para os armazéns. “Inclusive estamos pleiteando uma nova remessa de milho para a Bahia, da ordem de 50 mil toneladas, para evitar uma maior perda de rebanhos”.

A carga, composta por sacos de 60 Kg, será entregue nos municípios de Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Vitória da Conquista, Juazeiro, Entre Rios, Ribeira do Pombal e Seabra, para que possa ser distribuída nos cerca de 250 municípios que convivem com a estiagem.

Classificação Indicativa: 18 anos

FacebookTwitterWhatsApp