Política

Tendências petistas na Bahia tentam espaço nacionalmente

Bocão news
EPS e MPT arregaçam as mangas para se destacarem na esquerda do PT  |   Bnews - Divulgação Bocão news

Publicado em 24/07/2013, às 08h09   Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)


FacebookTwitterWhatsApp

Duas das tendências internas do Partido dos Trabalhadores na Bahia se movimentam para ganhar espaço nacionalmente. A Esquerda Popular Socialista (EPS), liderada pelo deputado federal Valmir Assunção, e o Movimento PT, liderada pelo deputado estadual Marcelino Galo arregaçam as mangas para se destacarem na esquerda do partido. Com a ruptura entre os deputados, cada um passou a seguir passos e concepções bem diferentes.

Enquanto a EPS sela apoio para a reeleição de Rui Falcão como presidente nacional do partido, nesta quarta-feira (24), com um almoço no Restaurante Segredos, no Rio Vermelho, o MPT consegue emplacar a assessora do deputado Marcelino Galo, Luciana Mandelli, na Fundação Perseu Abramo – instituição criada em 1996 para dar vazão às concepções teóricas e formulações acerca das opiniões e posições políticas do PT.

O MPT de Galo ainda ganha um reforço. No lugar da assessora, o jornalista ex-assessor de imprensa do governador Jaques Wagner e atual vice-presidente da Associação Bahiana de Imprensa, Ernesto Marques, passa a fazer parte do mandato do parlamentar.

Já a EPS quer uma representação na Assembleia Legislativa da Bahia. Nos últimos meses tem flertado com a deputada Luiza Maia. Com ela acompanhariam o ex-prefeito Luiz Caetano e o vereador de Camaçari Otaviano Maia.

Para as eleições de 2014, as posições também são bem diferentes. A EPS apoia o secretário da Casa Civil Rui Costa, e o MPT cogitou a possível candidatura do prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, mas tem a intenção de apoiar o secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli para governador. Assim, a possibilidade de inserção dos camaçarienses na EPS fica cada vez mais distante.

A disputa entre as tendências ainda é longa, pois a possibilidade para influenciar na montagem da chapa majoritária e proporcional do partido termina no dia 10 de novembro, quando será realizado o Processo de Eleições Diretas (PED).

Encontro – o almoço que sela o apoio da EPS à Rui Falcão promete reunir prefeitos e vice-prefeitos, vereadores da capital e do interior do estado e deputados federais e estaduais ligados à tendência ou mesmo de outras correntes internas do PT. Rui Costa e o presidente do partido, Jonas Paulo, também participarão.

À noite, Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula desembarcam na capital baiana para o evento que encerrará a comemoração dos 10 anos de governo do PT, que acontece no Othon Palace, em Ondina.


Publicada no dia 23 de julho de 2013, às 17h10

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp