Política

Carballal faz pouco caso de denúncia contra ele

Imagem Carballal faz pouco caso de denúncia contra ele
Para vereador petista, reportagem do Metrópole não passa de factóide, tentativa frustrada de arranhar sua imagem  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/01/2011, às 14h24   Redação Bocao News


FacebookTwitterWhatsApp

Apenas um factóide. Foi assim que o vereador Henrique Carballal (PT), líder da oposição na Câmara de Salvador, interpretou as denúncias veiculadas contra ele pelo jornal Metrópole que circula nesta sexta-feira (28). De acordo com a reportagem, o vereador, “ferrenho crítico” da gestão do prefeito João Henrique, que muitas vezes ocupou a tribuna para fazer discursou contra o Executivo, se beneficiaria da máquina administrativa como “cabide de emprego em proveito próprio”.

Conforme a reportagem, o vereador teria indicado, somente na Secretariada Educação e Cultura (Secult), 39 pessoas por meio da Fundação de Assistência Socioeducativa e Cultura (Fasec). A informação foi confirmada por um funcionário do gabinete da secretaria.

De acordo com Carballal, a maioria dos cargos ocupados por meio da Fusec , terceirizada responsável pela contratação para as escolas e creches da cidade, são da época em que as creches eram geridas pelo governo do estado.  

O líder do PT lembra ter sido coordenador-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) que até o início do segundo ano do governo Wagner era responsável pela manutenção e administração de 29 creches municipais por meio do Programa de Creches do estado.

Conforme explicou o vereador, essas pessoas estariam lá por decisão do governo do Estado com a prefeitura e não por indicação dele. Quando o governo devolveu manutenção das creches à Secult, houve o entendimento de manter as pessoas.

A informação do vereador é rebatida pela reportagem do Metrópole que informa que as pessoas entrevistas “estão na Fasec há um ano, o que contradiz a explicação do vereador”. Para o vereador, tudo isso não passa de uma tentativa “frustrada” de desacreditar seu mandato, arranhar sua imagem. “Isso mostra que estou incomodando”, diz.

Na leitura de Carballal, o fato de ele despontar como uma liderança forte e isso tem gerado insatisfações na base do governo, especialmente após o episódio da festa do Bonfim, quando teria sido registrada a conversa entre ele e o governador Jaques Wagner sobre a possibilidade de impeachment do prefeito João Henrique.

Carballal reafirma que “se a denúncia for verdadeira, só ates­ta a incompetência da gestão municipal”, complementando que, se tem gente trabalhando por sua indicação e a administração municipal permite demonstra que não há controle já que é o Palácio Thomé de Souza sabe que ele é um vereador de oposição.

O Jornal da Metrópole entrou em contato com sete dos nomea­dos, e seis deles confirmaram que são ‘apadrinhados’ por Carballal. Segundo Maria Neide, auxiliar da Creche Eliezer Audiface, o edil a favoreceu em 2009. “Era líder de bairro e buscava votos na época da campanha para ele, e agora ele me aju­dou. Fui encaminhada direto para a Fasec e consegui o emprego”, conta.

O líder petista reafirma que, mesmo que as denúncias sejam verdadeiras, não haveria  crime algum. A reportagem do Metrópole também ressalta não haver ilegalidade, mas considera a situação como, no mínimo, desconfortável e imoral. “A prática, de fato, não é ilegal, mas é condenável eticamente e contraditória ao discurso pregado pelo vereador. Ao que parece, Carballal é seguidor ferre­nho do ditado ‘faça o que eu digo, não faça o que eu faço’”, diz trecho da reportagem assinada por Ive Deonísio e Verena Campello.

Para Carballal, a reportagem do Metrópole não acrescenta nada de novo ou apresenta denúncia que possa constrangê-lo ou causar dano a sua atividade política. “Acho até que o jornal está me promovendo. As fotos, inclusive a primeira que foi usada com a intenção de distorcer minha imagem, ficaram boas. A reportagem mostra que, sem fatos consistentes, o jornal criou esse factóide”, resume Henrique Carballal, demonstrando ter dado pouca importância à reportagem do Metrópole.

Foto: Edson Ruiz/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp