Política

Secretário da Fazenda admite que IPTU sofrerá correção

Imagem Secretário da Fazenda admite que IPTU sofrerá correção
Imposto será mais caro  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/08/2013, às 07h57   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Nas próximas duas semanas chegará na Câmara de Vereadores o projeto de lei que vai atualizar a planta genérica de valores de Salvador. Esse mecanismo deve equiparar os valores do Imposto Predial territorial Urbano (IPTU) e é a segunda etapa da  reforma tributária da gestão do prefeito ACM Neto (DEM). O projeto vai mudar a forma de cobrança do tributo sem mexer nas alíquotas.
Atualmente, o IPTU é cobrado baseado em valores dos imóveis levantados em 1997 - última vez que a planta genérica de imóveis de Salvador foi parcialmente atualizada. Para o jornal A Tarde, o secretário municipal da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, admite que a mudança representará uma "correção" dos valores pagos pelo IPTU, com a atualização do valor venal para um número mais próximo da realidade. "Hoje, as pessoas gastam mais com IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do que com IPTU, o que é um completo absurdo. O carro vale mais do que o imóvel? Quase sempre não. Então, há uma disparidade", avalia o secretário.
Já o presidente da Associação Baiana de Auditores Municipais, Francisco Iglesias também defende o reajuste, mas prefere chama-lo de "atualização monetária". "Precisamos entender a cidade como um grande condomínio. A prefeitura precisa arrecadar mais para ampliar e qualificar os serviços públicos", disse.

Enquanto isso, resta para a população aguardar a tal "atualização". Veja como recadastrar o seu imóvel aqui.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp