Política

8 de Janeiro: Petistas cogitam pedir a convocação de cacique bolsonarista; saiba mais

Eurico Eduardo / CLDF
Serere Xavante está preso desde 12 de dezembro de 2022 por atos antidemocráticos  |   Bnews - Divulgação Eurico Eduardo / CLDF

Publicado em 01/09/2023, às 12h02 - Atualizado às 12h08   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

Alguns parlamentares petistas da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, estão estudando a possibilidade de requerer a convocação do cacique bolsonarista José Acácio Serere Xavante. O cacique bolsonarista, que está preso desde dezembro de 2022 por ter praticado atos antidemocráticos, pode ser convidado a comparecer à CPMI do 8 de Janeiro nos próximos dias.

Essa possibilidade foi pensada após Xavante ter prestado depoimento para a Comissão Parlamentar de Inquerito (CPI) do 8 de Janeiro, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A presença e o depoimento do cacique aconteceu na última quinta-feira (31). As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

De acordo com o colunista, na visão dos petistas, o cacique pode ajudar na investigação de possíveis financiadores dos atos golpistas. Ainda segundo eles, isso porque acontecer porque ele teria recebido um 'patrocínio' para viajar até Brasília a fim de protestar contra a eleição de Lula (PT).

Convocação

Essa convocação ainda não está definida. Isso porque toda essa situação ainda depende de um acordo com o presidente da comissão, o deputado e presidente da Câmara, Arthur Maia (UB). Além dele, é será preciso também alinhar com membros da oposição, uma vez que novos requerimentos só devem ser votados por consenso.

Depoimento na CLDF

Serere Xavante, em seu depoimento na CLDF, negou ter qualquer conhecimento de fazendeiros que, supostamente, teriam pedido doações por meio das redes sociais a fim de financiar os protestos. O cacique também informou que sua ida até Brasília foi paga com recursos próprios.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (31):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp