Política

8 de janeiro: Polícia Federal mira parlamentar estadual em nova fase de operação; entenda

Divulgação / Secomp
Mandados de busca e apreensão em endereços de Goiânia e Piracanjuba são realizados por agentes  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Secomp

Publicado em 29/08/2023, às 07h27 - Atualizado às 07h33   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) começou mais uma fase da Operação Lesa Pátria, que segue apurando a incitação, participação e o financiamento dos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. De acordo com informações da PF, os agentes foram as ruas nesta terça-feira (29) para cumprir dois mandados de busca e apreensão no estado de Goiás. As cidades que foram alvo das operações foram Goiânia e Piracanjuba.

Os alvos da operação não teve o seu nome divulgado pela polícia, mas é sabido que ele é um parlamentar estadual. De acordo com informação do Uol Notícias, um desses alvos deve ser o deputado estadual e ex-prefeito do município de Piracanjuba, Amauri Ribeiro (UB). Os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a PF, os alvos seguem sendo investigados, em tese, pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Além disso também são observados e investigados por dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes de lei de terrorismo.

Alvo

Apesar de não ter divulgado o nome do parlamentar investigado nessas novas buscas, o nome do suspeito deve ser mesmo do deputado estadual Amauri Ribeiro. Isso porque em uma declaração na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o ex-prefeito de Piracanjuba admitiu que ajudou a financiar acampamentos golpistas e afirmou que também deveria estar preso.

Na ocasião, o parlamentar defendeu a liberdade do coronel Benito Franco, que foi preso pela Polícia Federal em abril, durante operação que investigava atos golpistas. Vale lembrar que o militar comandou a Rotam entre janeiro de 2019 e agosto de 2021.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (28):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp