Política

PEC dos Royalties: deputados devem aprovar, na madrugada, antecipação na terça

Imagem PEC dos Royalties: deputados devem aprovar, na madrugada, antecipação na terça
Governistas tentam emplacar empréstimo de US$ 200 milhões para Saúde  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/03/2014, às 23h20   Luiz Fernando Lima (twitter @limaluizf)



Os deputados estaduais da Bahia devem votar o segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permitirá ao governo antecipar os royalties do petróleo, além de condicionar a destinação destes recursos. A ideia do líder da bancada da Maioria na Assembleia Legislativa, José Neto (PT), é aprovar a matéria na terça-feira (11).

O petista vai colocar também para apreciação do plenário o requerimento que coloca em regime de urgência a tramitação de um pedido de empréstimo no valor de US$ 200 milhões que devem ser destinados à Saúde nas principais cidades da Região Metropolitana de Salvador.

A oposição promete desgastar os governistas para impedir o que consideram um descalabro. A ideia é utilizar todos os tempos destinados à discussão da matéria para expor as razões para o voto contrário, contudo, a base governista é maior e, ao que parece, o ambiente é favorável ao governador Jaques Wagner.

Outro ponto que poderia preocupar o comandante do Poder Executivo é a influência política do presidente do Palácio Luís Eduardo Magalhães, deputado Marcelo Nilo (PDT). Diante da possibilidade de ficar fora da chapa majoritária, o pedetista poderia atuar politicamente com o objetivo de impor uma derrota ao governo.

No entanto, a despeito de ter ou não a capacidade de articulação, o parlamentar garantiu que não fará nenhuma manobra neste sentido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp