Política

PR é condenado pela Justiça por promoção pessoal de Tiririca na TV

Antonio Cruz / MAPA
Deputado federal apareceu duas vezes em novembro e dezembro para falar que vai continuar na política  |   Bnews - Divulgação Antonio Cruz / MAPA

Publicado em 20/03/2014, às 23h13   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo (TRE-SP) condenou nesta quinta-feira o Partido da República (PR) à perda de cinco minutos da propaganda partidária da legenda na TV por fazer promoção pessoal do deputado federal Tiririca. O pedido foi feito pela Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo, que argumenta que, em duas propagandas do PR exibidas entre novembro e dezembro do ano passado na televisão, o deputado federal avisa que continua na política, numa fala sem qualquer relação com o partido político. “Pusque (sic) sem o Tiririca, Brasília mica”, diz o parlamentar em uma das inserções. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



O procurador regional eleitoral substituto Paulo Thadeu Gomes da Silva lembra que, pela Lei dos Partidos Políticos, o desvirtuamento da propaganda partidária para divulgação de propaganda de candidatos a cargos eletivos e a defesa de interesses pessoais tem como punição a cassação do tempo equivalente a cinco vezes ao da inserção ilícita, no semestre seguinte.

Para o procurador, fica "clara utilização de programa que deveria ser destinado a divulgar temas relativos ao partido para defesa de interesses pessoais, com intuito evidentemente eleitoreiro, o que em nada se relaciona à grei e foge os estritos propósitos da propaganda partidária". "O filiado simplesmente apresenta-se ao público como notório pré-candidato nas eleições que se avizinham", acrescenta o procurador.

Com informações de O Globo.

Foto: Antônio Cruz / MAPA

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp