Política

PSDB ameaça recorrer ao STF para garantir CPI da Petrobras

Imagem PSDB ameaça recorrer ao STF para garantir CPI da Petrobras
Aécio criticou a postura de Renan Calheiros  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/04/2014, às 14h41   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O senador mineiro Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à presidência da República, confirmou que representantes de partidos da oposição vão acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (8), buscando garantias para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) voltada especificamente para a investigação da Petrobras. “Vamos pedir que se cumpra a Constituição, que se garanta o direito das minorias de investigar”, destacou, durante entrevista coletiva em Porto Alegre, no final da tarde desta segunda-feira,07, pouco antes de participar, como palestrante, da abertura do Fórum da Liberdade, um evento anual voltado á discussão de temas políticos e econômicos.
Aécio criticou a postura do presidente do Senado, Renan Calheiros, que admite que a CPI a ser instalada no Congresso investigue também o metrô de São Paulo e o porto de Suape, em Pernambuco, como querem os aliados da presidente Dilma Rousseff. O senador usou palavras como “vergonha” e “hipocrisia” para qualificar os movimentos da base governista e afirmou que “eles não querem investigar coisa alguma” e “querem, com esse artifício, impedir que haja foco na investigação da Petrobras”.
Lembrou, ainda, que CPI é um direito das minorias. “Havendo um terço (de assinaturas) e fato determinado, cabe ao presidente do Senado ou da Câmara simplesmente pedir a indicação dos membros dos partidos e instalar a comissão”, reiterou. Para Aécio, se a tese da base prevalecer, “a minoria perderá a capacidade de investigar qualquer denúncia em relação ao governo, agora ou no futuro”.
Fonte: Diário do Poder

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp