Política

Hilton critica decisão judicial contra candomblé e umbanda

Imagem Hilton critica decisão judicial contra candomblé e umbanda
Vereador disse que sentença alimenta ódio e intolerância religiosa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/05/2014, às 17h28   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Hilton Coelho (PSOL) expressou repúdio em relação à decisão tomada pelo juiz Eugênio Rosa de Araújo, da 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro, no dia 28 de abril, que não reconheceu umbanda e o candomblé como religiões.

“A história do Brasil registra que a polícia invadia espaço sagrados das religiões de matriz africana, destruía, agredia e prendia seus adeptos, mas o povo de santo resistiu. Hoje, nos deparamos com uma sentença judicial que dá fôlego a discursos de ódio e ao fundamentalismo religioso. Mas o povo de santo resistirá a este ataque de viés racista, porque a história dos terreiros é a da resistência”, declarou.

Hilton Coelho enfatiza que “a perseguição às religiões de matriz africana se manifesta em vários setores e agora a Justiça comete um ato de injustiça. Contribui com a intolerância e a discriminação ao colocar em uma sentença judicial que ‘manifestações religiosas afrobrasileiras não se constituem religião e não contêm traços necessários de uma religião’ Um atentado aos direitos humanos que merece o repúdio de todos que lutam em defesa da democracia e da liberdade de manifestação”.

O vereador preocupa-se com a possibilidade das manifestações de intolerância religiosa aumentar com a decisão judicial. “Todos têm o direito a escolher o caminho religioso que desejam trilhar ou até mesmo ser ateu e não crer em nada. Não podemos aceitar, porém, que o preconceito ganhe corpo e se ataque as religiões de matriz africana naquilo que têm de essencial, sua fé, suas doutrinas, seus cultos, rituais e divindades.

A intolerância religiosa e os preconceitos em relações ao candomblé e à umbanda dentro das instâncias do Estado não podem ser institucionalizados através de uma decisão judicial. Defendemos o Estado Laico e combateremos todas e quaisquer manifestações que ferem a liberdade religiosa, de manifestação e expressão tão caras ao nosso povo e conquistas com muita luta e resistência”, finaliza Hilton Coelho.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp