Política

Itajuípe: Seleção Municipal é campeã, mas hospital está quase fechado

Imagem Itajuípe: Seleção Municipal é campeã, mas hospital está quase fechado
Prefeita diz que processos trabalhistas impedem repasse para hospital  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/07/2014, às 06h18   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Hospital Dr. Montival Lucas, única unidade pública de Itajuípe, no sul baiano, passa por uma crise financeira e administrativa que pode obriga-lo a fechar as portas.

Um dos problemas apontados é a suspensão de repasses do Município à sua mantenedora. De acordo com informações de sites da região, já  foram suspensos procedimentos cirúrgicos, internações e o atendimento ambulatorial está de forma precária por falta de medicamentos. Atualmente apenas um médico atende na quarta-feira e um dia nos finais de semana. Os salários dos funcionários continuam em atraso e a administração itajuipense deixou de encaminhar há três meses a verba de R$ 40 mil mensal.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana, em entrevista ao Pimenta na Muqueca, disse que todos os ex-prefeitos sempre faziam pagamento ao hospital, que tem convênio aprovado pela Câmara de Vereadores.

Eleita com 49,9% dos votos em 2012, a atual prefeita Gilka Badaró (PSB) não tem sido poupada de críticas dos opositores e da população por conta da suspensão dos recursos, ao mesmo tempo em que a prefeitura declarou ter gasto R$ 80 mil com a seleção municipal de futebol, além de custear todas as despesas com deslocamento de torcedores em viagens para acompanhar o equipe de futebol. A Seleção Itajuipense foi campeã do Intermunicipal este ano.



Prefeita Gilka Badaró fanática por futebol


Em sua defesa, a prefeitura diz que o repasse não tem sido efetuado devido aos processos trabalhistas de ex-funcionários do hospital que retêm qualquer valor repassado para cobrir as reparações judiciais. A administração municipal diz que o caminho é a estadualização do hospital, mas até o momento nenhuma notícia boa deixou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) sobre o problema em Itajuípe.

Publicada no dia 13 de julho de 2014, às 10h18

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp