Política

Maria Conceição Macedo receberá cidadania soteropolitana

Imagem Maria Conceição Macedo receberá cidadania soteropolitana
Fundadora de instituição beneficente será homenageada na Câmara   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/07/2014, às 15h22   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A benfeitora Maria da Conceição Macedo, popularmente conhecida como Tia Conça,  receberá Título de Cidadã da Cidade do Salvador na próxima quarta-feira (23), a partir das 8h, no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador. Natural da cidade de Mutuípe, localizada a 231 Km da capital, vive em Salvador desde 1951. Morou nas ruas dos 10 aos 17 anos e mesmo com as precárias condições concluiu os estudos e ingressou na profissão de auxiliar de enfermagem. Logo depois, concluiu o curso de técnica de enfermagem e técnica em radiologia.
Aos 18 anos, conseguiu seu primeiro emprego no Hospital Santa Luzia. Como enfermeira, trabalhou na rede pública dando assistência para moradores de rua, portadores do vírus da AIDS e outras enfermidades. Começou fazendo feijoada na porta do hospital para angariar fundos e ajudar os pacientes que não tinham para onde ir após a alta médica. Desta iniciativa, nasceu a Instituição Assistencial e Beneficente Conceição Macedo (IBCM).
Localizada no bairro de Nazaré, a instituição atende 84 crianças de 2 a 14 anos com HIV; faz abordagem à população de rua vivendo com AIDS; desenvolve o projeto Adolescente Aprendiz, que ajuda a inserir jovens no mundo do trabalho; abordagem nas ruas de profissionais do sexo com disponibilização de preservativos e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. “Por essa e tantas outras questões, Tia Conça é uma militante histórica das consolidações de ONGs e se faz merecedora desta tão honrosa homenagem. Precisamos de muitas Tias Conças. Salvador agradece todas as ações realizadas por esta mulher guerreira”, disse o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), propositor da honraria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp