Política

Democratas estão esperançosos por vaga na Alba

Publicado em 10/10/2014, às 09h06   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

Após o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) não aceitar a contestação feita pela "Coligação Unidos Para Uma Bahia melhor", encabeçada pelo Democrata (DEM), na última quarta-feira (9), na qual reivindicava mais uma vaga de deputado estadual, integrantes da ala democrata se mostram tranquilos à espera de um resultado favorável.

Os oposicionistas alegam que houve erro na distribuição das cadeiras para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), pois teriam conseguido, segundo eles, 24 deputados e não 23, conforme foi anunciado pela Justiça Eleitoral. O cálculo se baseia no critério de preenchimento da última das 63 vagas da Alba, que acabou ficando com o PT, alocando o deputado Marcelino Galo.

Segundo o presidente do Democratas na Bahia, José Carlos Aleluia, a legenda aguarda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que afirmou não ter finalizado ainda o processo eleitoral. “O problema é que ainda falta a acomodação das vagas que estão pendentes de decisão. Vamos aguardar o parecer final para ver as alterações”, disse Aleluia ao Bocão News.

O advogado da coligação democrata, Ademir Ismerim, reforçou o que Aleluia alegou e explicou que outros casos do grupo também se encontram em avaliação pelo Corte eleitoral.

“O próprio tribunal [Superior Eleitoral] admite que podem haver mudanças na distribuição a depender do julgamento das candidaturas que ainda enfrentam processo”, amenizou Ismerim. Segundo ele, a candidatura do ex-prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB) tem sido analisada no TSE após o postulante ter contas rejeitadas e ser condenado a oito anos de inelegibilidade. Já ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), também passa por situação semelhante, sendo que chegou a conseguir uma liminar que suspendia a punição, mas o TRE derrubou a liminar posteriormente, segundo Ismerim.

Leia mais: 

'Não houve erro', diz TRE sobre ação do DEM por vaga na Alba

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp