Política

Instituto ACM abre as portas ao público

Imagem Instituto ACM abre as portas ao público
Acervo conta com 1,6 mil livros, fotos históricas e vídeos sobre o político  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/03/2011, às 15h09   Jota Júnior



O Instituto Antonio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória (IACM) foi, pela primeira vez, aberto ao público na manhã desta terça-feira (29), no mesmo dia em que Salvador completa 462 anos. A inauguração oficial – já que a apresentação da entidade foi realizada em 4 de setembro de 2007, no aniversário do senador ACM, morto em julho de 2007 – foi realizada com um cerimônia religiosa discreta.

O IACM disponibiliza ao público a vasta biblioteca do senador, composta por cerca de 1,6 mil obras, parte delas raras, objetos pessoais, vídeos e imagens históricas dos mais de 50 anos de vida pública do mais controverso e polêmico político baiano. O memorial conta ainda parte de sua trajetória como deputado, prefeito de Salvador, governador da Bahia por três vezes e senador, seu último cargo.

O instituto vai funcionar também como centro de formação e capacitação de novas lideranças, e como difusor de conhecimentos sobre gestão pública. Segundo o ex-senador Antonio Carlos Júnior, filho de ACM e presidente da Rede Bahia, a direção do IACM já está conversando com universidades públicas e privadas para firmar convênios, que permitam a realização de oficinas e cursos.

A entidade é situada na Rua Saldanha da Gama, no Terreiro de Jesus (Pelourinho) e está aberto ao público, gratuitamente, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta, e das 9h às 12h, aos sábados.

Foto: Roberto Viana/ Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp