Política

ACM Neto não fala em expulsão de Kim, mas condena "flerte com nazismo"

Joá Souza/BNews
Ex-prefeito de Salvador é presidente nacional do DEM, partido do deputado que causou polêmica com declarações ao Flow Podcast  |   Bnews - Divulgação Joá Souza/BNews

Publicado em 10/02/2022, às 12h42   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Nacional do DEM, ACM Neto, admitiu nesta quinta-feira (10) não ter visto com detalhes a declaração do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), umas das lideranças do Movimento Brasil Livre (MBL), que disse ser contrário à criminalização do nazismo. 

Ao BNews, o ex-prefeito de Salvador, repudiou "veemente" qualquer "flerte" ou aceno ao nazismo, mas afirmou que não se tratava de um "julgamento específico" do caso do parlamentar.

Por outro lado, contou ter assistido ao trecho da entrevista de Kim e Tábata Amaral (PSB) no Flow Podcast em que o apresentador Monark defende o direito à criação de um partido nazista para representar a "extrema-direita", e classificou a fala como "terrível".

LEIA MAIS: Se não houver ajuda, 'cenas de 2013' vão se repetir, diz Bruno Reis sobre transporte

"Quero reprovar de forma mais veementemente possível, qualquer tipo de manifestação em defesa do nazismo [...] Quem me conhece, sabe. Acima de tudo, sou um democrata e acho que esse tipo de manifestação, em defesa do nazismo, e não estou fazendo um julgamento específico do deputado, não acompanhei, mas o caso de Monark, achei uma coisa horrível, terrível, lamentável, que nos dias de hoje, em 2022 qualquer apologia ou flerte com nazismo, é algo que a gente rechaça veemente", declarou Neto.

O ex-prefeito participou do lançamento do programa de urbanização na região do Abaeté, que será rebatizada de Monte Santo Deus Proverá. O evento foi marcado pelo protesto de lideranças do candomblé e ambientalistas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp