Política

Adeus Vale do Silício baiano? Eduardo Paes tenta levar para o Rio centro de pesquisa da BYD na Bahia

Agência Brasil
Prefeito disse que vai ” usar todo o meu chinês…para tentar atrair eles para cá”  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil
Redação

por Redação

[email protected]

Publicado em 20/03/2025, às 18h49



O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), disse que tem feito reuniões e mantido conversas com representantes da BYD para tirar o centro de pesquisa e desenvolvimento da montadora chinesa da Bahia e levar terras cariocas.

“Eles estão fazendo a fábrica na Bahia, mas têm uma obrigação grande de pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Estamos tentando trazer toda a parte de P&D deles para o Rio de Janeiro”, disse Paes em uma aula inaugural no Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ (Coppe), citando que o governo municipal tem uma reunião com a montadora na próxima terça-feira (25). A informação é da Agência Reuters.

Em 2023, a BYD anunciou a intenção de construir um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador. Na época do anúncio da intenção de fazer o centro de pesquisa em Salvador, o presidente da BYD, Wang Chuanfu, afirmou em evento público que a empresa pretendia tornar a região de Camaçari,na Região Metropolitana de Salvador, no “Vale do Silício do Brasil”.

Antes de seu terceiro mandato como prefeito do Rio de Janeiro, Paes foi vice-presidente da BYD na América Latina. O prefeito, que afirma manter boas relações com a cúpula da BYD, disse que vai ” usar todo o meu chinês…para tentar atrair eles para cá”.

A BYD não comentou o assunto. O governo da Bahia não pode ser contatado de imediato.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)