Política

Aeroporto 2 de Julho: Deputados baianos fazem frente por retorno de nome

Joilson César / BNews - Chico Ferreira / PSB da Câmara - Lula Marques / PT
O aeroporto Internacional de Salvador passou se chamar Deputado Luís Eduardo Magalhães a partir de maio de 1998  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews - Chico Ferreira / PSB da Câmara - Lula Marques / PT

Publicado em 27/06/2023, às 06h05   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Os deputados baianos Robinson Almeida (PT), Joseildo Ramos (PT) e Lídice da Mata (PSB) estão fazendo frente pelo retorno do nome Aeroporto 2 de Julho para o para o aeroporto Internacional de Salvador.  Em 2023, a Bahia celebra o bicentenário do 2 de Julho, data símbolo da Independência do Brasil no estado.

Líder da Federação PT, PC do B e PV, Robinson apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma Indicação endereçada à Câmara Federal em que sugere a retomada do nome. O documento foi encaminhado ao presidente da Casa Legislativa, deputado Arthur Lira (PP), e destaca a importância do Projeto de Lei (PL) apresentado por Joseildo e Lídice na última quarta-feira (21).  

Desde 1955 como Aeroporto Internacional Dois de Julho, o terminal aeroviário da capital passou se chamar Deputado Luís Eduardo Magalhães a partir de maio de 1998, menos de um mês após a morte do político baiano, vítima de ataque cardíaco.

A mudança, na época sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, havia sido aprovada pelo Congresso Nacional, e criticada por historiadores e lideranças políticas da esquerda. Desde dezembro de 2019, o terminal chama-se Salvador Bahia Airport, devido a administração da concessionária Vinci Airports.

Para Robinson Almeida, a alteração nunca deveria ter ocorrido. Ele argumenta que o 2 de Julho é a data que marca a Independência do Brasil na Bahia, quando o povo baiano derrotou, depois de 17 meses de guerra e milhares de mortes, a tropa portuguesa.

Nada mais justo do que no ano em que celebramos o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia façamos essa reparação. O 2 de Julho é a data maior do Brasil na Bahia, é a data que representa a liberdade do nosso povo, que derramou seu sangue pela independência do Brasil em nosso estado”, afirma Robinson.

“O Aeroporto de Salvador é 2 de Julho e nunca deveria ter sido alterado em respeito à história da nossa terra e bravura dos baianos”, destaca o deputado.

Já Joseildo Ramos e Lídice da Mata justificam que a mudança da nomenclatura trata-se de “reparo histórico” e tem como objetivo “convencer o restante do País da importância do 2 de Julho para a nação”.

Na proposição, os deputados questionam o motivo do terminal aéreo ainda levar o nome do ex-parlamentar, ligado a família do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), que faz oposição aos partidos, autores da proposta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp