Política

Twitter alega "desafio técnico" e não indica contas com conteúdo golpista à CPMI; saiba mais

Ilustrativa
O Twitter apresentou à CPMI do 8 de janeiro um balanço parcial  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 26/06/2023, às 19h04   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

"Desafio técnico-operacional sem precedentes". Foi o que alegou o Twitter por não informar à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro quais contas foram suspensas da plataforma por publicações golpistas. As informações são do UOL.

De acordo com a plataforma, as demandas de informações apresentadas pelo deputado Duarte (PSB-MA) são "excessivamente amplas e genéricas" e representariam um desafio técnico-operacional "sem precedentes" e uma "tarefa descomunal".

Fornecer todas as informações na forma como requeridas representaria evidente desafio técnico-operacional na produção e fornecimento de um volume de dados e informações sem precedentes em toda a operação global da empresa. O Twitter é uma plataforma de alcance global, com milhões de usuários e uma enorme quantidade de atividade ocorrendo diariamente".

Foi solicitado ao Twitter que apresentasse uma relação de "todas as contas excluídas pela plataforma, dos respectivos dados utilizados para o cadastro da conta e o motivo para a exclusão no período de 01/10/2022 a 25/05/2023".

O requerimento apresentado à plataforma pedia também que fossem identificados os perfis verificados que tiverem conteúdo relacionado aos atos ocorridos no dia 12/12/2022 e 08/01/2023 removidos ou restringidos, informando qual foi a postagem que gerou tal punição, além de um relatório sobre denúncias recebidas pelo Twitter no mesmo período.

Contudo, o Twitter apresentou um balanço parcial dizendo que removeu quase 1,3 mil tweets considerados irregulares pela Justiça Eleitoral e reteve 41 contas de usuários da plataforma. No ofício enviado pelo Twitter à CPMI, a plataforma diz que não "endossa, relativiza e muito menos defende" conteúdos e condutas violentas e antidemocráticas publicados no site.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp