Política

Afastado, Ibaneis Rocha faz pedido ao STF; saiba qual

Reprodução / Instagram
Com o afastamento de Ibaneis quem assumiu o governo do DF foi a vice-governadora, Celina Leão  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 25/02/2023, às 07h54   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

Afastado do cargo desde os ataques golpistas do último dia 08 de janeiro, em Brasília, o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), tomou uma decisão drástica com o objetivo de retomar ao cargo.

Por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o gestor foi afastado do cargo por 90 dias e a segurança pública do DF passou a contar com intervenção federal. No entendimento de Moraes, Ibaneis teria sido omisso às ameaças e aos ataques antidemocráticos aos prédios dos Três Poderes na capital federal.

Findada o prazo da intervenção, o governador afastado entrou com pedido junto ao ministro do STF Alexandre de Moraes para que possa retornar imediatamente ao cargo. Segundo informações da Folha, a defesa de Ibaneis argumenta que “o fim da intervenção na segurança pública do DF, no último dia 31 de janeiro, deixa ainda mais evidente que não há motivo para manter o afastamento”.

"O término da intervenção deixou claro que a segurança pública está saneada. Foi colocado um secretário de Segurança Pública de comum acordo com o ministro da Justiça, que o governador já se comprometeu a manter. Não há razão para deixar um homem reeleito no primeiro turno fora do cargo", diz o advogado de Ibaneis, Alberto Toron.

Com o afastamento de Ibaneis quem assumiu o governo do DF foi a vice-governadora, Celina Leão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp