Política

AGU vai recorrer de fiscalização de presentes de Lula; saiba mais

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Advocacia-Geral da União entrará com recurso contra decisão do Tribunal de Contas da União  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 19/12/2023, às 06h42 - Atualizado às 07h04


FacebookTwitterWhatsApp

Um recurso pode evitar que o presidente Lula (PT) tenha os seus presentes fiscalizados tal qual aconteceu com o ex-presidente Bolsonaro (PL). Esse recurso deve ser protocolado nos próximos dias pela Advocacia-Geral da União (AGU). Isso aconteceu após o Tribunal de Contas da União (TCU) determinar a fiscalização dos presentes recebidos pelo petista.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Apesar da decisão de recorrer da decisão do TCU, a AGU ainda está avaliando qual tipo de recurso será apresentado para questionar essa decisão do tribunal. A determinação partiu do ministro Augusto Nardes, relator do caso, após ter sido provocado por um deputado bolsonarista. Este foi o parlamentar Júnior Amaral (PL).

Ineditismo

Esse tipo de fiscalização, durante o mandato, é algo inédito. Isso porque a fiscalização dos presentes recebidos pelos chefes do executivo nacional é algo natural, mas apenas após o fim de cada gestão. Na decisão do ministro Nardes, há uma mudança nesse entendimento e contrariou o pensamento da área técnica do tribunal. Vale lembrar que o objetivo da fiscalização é averiguar se houve a incorporação irregula de presentes oficiais recebidos em decorrência do exercício do cargo. Com informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (15):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp