Política

Ainda sem definir partido, Vilas-Boas participa de evento com agentes de saúde em Brasília

Foto: Divulgação
Vilas-Boas analisa situação na base governista antes de se decidir  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação

Publicado em 16/03/2022, às 16h57   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Pré-candidato a deputado federal pela Bahia, o ex-secretário de saúde Fábio Vilas-Boas (Sem Partido) cumpriu agenda em Brasília nesta quarta (16). Ele esteve junto a Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de todo o Brasil realizando uma caminhada pedindo valorização salarial da categoria. 

Fábio Vilas-Boas ainda não definiu por qual legenda irá lançar a sua candidatura. Ele esteve próximo do MDB, mas as conversas esfriaram. PV e PSB são as bolas da vez, mas o ex-secretário prega cautela para definir qual partido irá se filiar, principalmente levando em consideração as turbulências na vida política baiana nas últimas semanas, que contou com a saída do PP de João Leão da base petista, partido do governador Rui Costa, com quem Vilas-Boas tem ligação e deve caminhar junto no pleito.

Leia também:Zé Ronaldo não descarta ser vice de petista: 'Onde há fumaça há fogo'

Na contramão, o PT tenta seduzir partidos que fazem parte da base da União Brasil, do ex-prefeito e pré-candidato a governador ACM Neto. A chegada de Leão praticamente minou a possibilidade dos pedetistas conseguirem a cadeira de vice na chapa de Neto e essa mudança nas configurações da base é a brecha que o PT explora nos bastidores para puxar o partido.

Na caminhada, chamada de 'Dia D', Vilas-Boas defendeu a valorização da categoria profissional a partir de leis que garantam a desprecarização do contrato de trabalho e o cumprimento de um piso salarial. A PEC 22/11, que tramita no Congresso há 11 anos, é o primeiro passo para que isso se torne realidade.

Além disso, na palestra, o pré-candidato a deputado federal defendeu o reconhecimento da insalubridade no trabalho dos ACS e ACE e a necessidade de uma aposentadoria especial para quem lida com esses riscos aumentados. “Os agentes são profissionais fundamentais no atendimento básico da saúde pública. Durante a pandemia da covid-19 e ainda mais agora, no pós-pandemia, fica nítida a importância de valorizar essa categoria”, disse.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp