Política

ALBA: Saiba quem assume o lugar de Osni após ida para a equipe de Jeronimo Rodrigues

Foto: Dinaldo Silva/BNews
Deputada assume o lugar de Osni na Assembleia Legislativa  |   Bnews - Divulgação Foto: Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 22/12/2022, às 12h29   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp


Um dos cinco secretários anunciados por Jerônimo Rodrigues (PT) nesta quinta-feira (22), o deputado estadual Osni Cardoso (PT) abriu espaço para que uma outra parlamentar assuma seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA). Osni será titular da secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Com a indicação de Osni, Neusa Cadore (PT) assume a cadeira na AL-BA como deputada estadual. Ela teve 47.851 e ficou como primeira suplente do PT na Casa e não conseguiu se eleger pela primeira vez desde 2006.

A deputada de 67 anos foi prefeita do município de Pintadas entre 1997 e 2004. 

Deputado estadual reeleito pelo PT com 77.624 votos, Osni Cardoso é formado em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foi dirigente político no movimento estudantil e lutou pelo direito ao acesso democrático nas universidades públicas.

O próximo titular da SDR foi prefeito de Serrinha por dois mandatos, além de presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) e primeiro presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia).

Dentre os projetos tocados enquanto esteve à frente do Consisal e FecBahia, destacam-se a patrulha mecanizada, com aquisição de máquinas para construção, revitalização e limpeza de aguadas; e a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para que pequenas agroindústrias comercializem seus produtos dentro dos territórios.

Também atuou, em 2017, como chefe da Assessoria Especial do Governador Rui Costa (PT), onde ajudou na construção e articulação de importantes políticas públicas do Estado. No ano posterior, foi eleito pela primeira vez deputado estadual pelo PT.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp