Política

ALBA toma importante decisão sobre a afastamento de Jerônimo Rodrigues no Governo da Bahia; saiba qual

Divulgação
Decisão da ALBA sobre o afastamento Jerônimo Rodrigues (PT) do Governo foi tomada em sessão nesta quarta-feira (12)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/04/2023, às 18h21   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, nesta quarta-feira (12), por unanimidade, a autorização para que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) possa ficar ausente da Bahia até o próximo domingo (16).

O chefe do Poder Executivo embarcou para a China, onde chegou no dia 31 de março com o objetivo de trazer investimentos para o estado. O ofício apreciado foi enviado pelo vice-governador e governador em exercício, Geraldo Júnior (MDB), no último dia 5 de abril, quando o petista já havia embarcado para a viagem.

De acordo com o artigo 104 da Constituição Estadual, o governador não pode se ausentar mais do que 15 dias do estado, sem receber a devida licença legislativa.

“Inicialmente, convém esclarecer que a agenda do Poder Executivo estadual estava prevista para acontecer em período compreendido entre os dias 29 de março a 12 de abril de 2023”, explicou Geraldo.

Mas, “diante da fluidez das negociações, bem como ante a efetiva participação do Governo Federal, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que estabelecerá agenda específica voltada ao desenvolvimento regional, verificou-se a necessidade de prorrogação da viagem até o dia 16 de abril”, completou.

Ainda segundo o emedebista, “a expansão da agenda governamental deriva da necessidade de consolidar alianças estratégicas, principalmente diante das reuniões promissoras firmadas com novos parceiros comerciais, visando atrair investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde e educação”.

Além disso, o governador em exercício reiterou que “a prorrogação da missão oficial é crucial para efetivamente consolidar as tratativas que vêm sendo desenvolvidas entre o Estado da Bahia e a China, em especial com o intermédio e a participação direta do Governo Federal”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp