Política

Alexandre de Moraes transforma prisão preventiva de Roberto Jefferson em domiciliar

Felipe Menezes/PTB Nacional
O ministro ordenou também que Jefferson terá que usar tornozeleira eletrônica  |   Bnews - Divulgação Felipe Menezes/PTB Nacional

Publicado em 24/01/2022, às 22h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a substituição da prisão preventiva do ex-deputado Roberto Jefferson pela prisão domiciliar, nesta segunda-feira (24). O ministro ordenou também que Jefferson terá que usar tornozeleira eletrônica.

Segundo a decisão, a prisão domiciliar terá que ser cumprida na casa de Jefferson em Comendador Levy Gasparian (RJ). Durante o período, o ex-parlamentar está proibido de manter qualquer comunicação exterior, inclusive participação nas redes sociais, visitas sem autorização judicial, conceder qualquer tipo de entrevista, salvo com autorização judicial, e de manter contatos com outros investigados no inquérito das milícias digitais.

Leia também:Abraham Weintraub será ouvido pela PF a pedido de Alexandre de Moraes

A conversão da prisão preventiva em domiciliar foi um pedido da defesa de Roberto Jefferson, acolhido por Alexandre de Moraes.

Alexandre de Moraes destaca na decisão que Roberto Jefferson se recusou a tomar vacina contra a Covid-19 e contraiu a doença. “No atual momento, trata-se da hipótese incidente, pois, inclusive, o detento – que, segundo consta dos autos negou-se a receber a adequada vacinação – contraiu Covid-19”, afirmou.

Segundo o g1, Alexandre de Moraes rebateu o argumento dos advogados de que não haveria condições de tratamento médico no estabelecimento prisional. “Dessa maneira, não procede a alegação da defesa de insuficiência de condições de tratamento médico no estabelecimento penitenciário, tendo sido necessário, somente, a autorização para a realização de alguns exames externos”, afirmou.

“Nos termos do art. 318, II, do Código de Processo Penal, porém, poderá o juiz substituir a prisão preventiva pela domiciliar quando o agente for extremamente debilitado por motivo de doença grave, podendo a substituição ser efetuada sem prejuízo da aplicação concomitante das medidas alternativas”, prosseguiu.

O ex-deputado Roberto Jefferson está preso no Rio de Janeiro desde o dia 13 de agosto com base no inquérito que apura a atuação de uma milícia digital que atenta contra a democracia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp