Política

Aliado de Janja ganha força para assumir chefia de gabinete de Lula

Foto / Reprodução
Os nomes para o quarto mandato do presidente Lula (PT) já começaram a se movimentar nos bastidores e um aliado de Janja tornou-se cotado  |   Bnews - Divulgação Foto / Reprodução
Leonardo Oliveira

por Leonardo Oliveira

Publicado em 27/10/2026, às 20h01



Os nomes para o quarto mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já começaram a se movimentar nos bastidores. Um nome cotado é o do secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares. Ele desponta como o grande favorito para assumir a chefia de gabinete de Lula, impulsionado pelo forte apoio da primeira-dama, Janja, de quem é aliado. As informações são da jornalista Milena Teixeira, do portal Metrópoles.

Segundo as informações, Tavares tem sido ativo no entorno do presidente. Durante o primeiro turno da campanha eleitoral, ele foi o responsável por parte da agenda de Lula. Depois, a missão de organizar os passos do petista passou a ser dividida com o baiano Rui Costa, ex-ministro da Casa Civil e senador eleito pela Bahia.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

A ascensão do secretário na rotina presidencial ganhou ainda mais força após a saída de Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola. O ex-chefe de gabinete deixou o Palácio do Planalto após entrar na mira da Polícia Federal, sendo citado e investigado no âmbito da Operação Sem Desconto.

Quem é o cotado?

Atual braço direito de Margareth Menezes no Ministério da Cultura, Tavares é historiador, curador e gestor cultural. O currículo inclui mestrado em História pela UFRGS e doutorado em Arte pela UnB. Ele comandou a Secretaria Nacional de Cultura do PT entre 2016 e 2018, e foi coordenador do setorial de cultura da campanha presidencial de Lula em 2022.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)