Política

Anielle Franco promete adotar medidas sobre caso de racismo na Gol

Daniel Serrano / BNews
A ministra prometeu adotar medidas concretas para que este tipo de caso volte a acontecer  |   Bnews - Divulgação Daniel Serrano / BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 03/05/2023, às 13h38


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, esteve presente na manhã desta quarta-feira para, ao lado da embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, para a retomada do Plano de Ação Conjunta Brasil-EUA para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade (Japer).

Em conversa com a imprensa, a ministra comentou sobre o caso de racismo que aconteceu com a professora Samantha Barbosa, expulsa de voo da companhia Gol na última sexta-feira (28), ocorrido no Aeroporto de Salvador. Anielle Franco disse que no mesmo dia entrou em contato com os ministros dos Diretos Humanos e da Cidadania, Silvio de Almeida, e dos Portos e Aeroportos, Márcio França, para tratar do assunto e prometeu adotar “ações concretas” para combater esse tipo de situação.

“No mesmo dia, eu liguei para o ministro Silvio de Almeida, que topou entrar comigo nessa notificação. Já falamos também com o ministro de Portos e Aeroportos. A gente vai ter uma reunião pra pensar, porque é inadmissível que casos como esse sigam acontecendo cada vez mais frequentemente. Não foi a única do final de semana. Teve uma outra professora que já postou outro vídeo com outra situação”, disse.

“A gente está notificando, mas para além disso, a gente está pensando em um programa interministerial para envolver a ministra das mulheres também, odos Direitos Humanos e de Portos e Aeroportos para que a gente possa vim a fazer uma ação concreta junto as empresas. Porque acho que isso que importante, o letramento racial do tratamento”, acrescentou.

A ministra ainda comentou a irmã, a ex-vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018, também passou por um caso semelhante também com a Gol, quando ela tinha apenas três meses de mandato. “Eu me lembro perfeitamente de como ela chegou em casa. A gente recebeu e, além de repudiar do que aconteceu com ela, a gente notificou todo mundo que estava envolvido no caso."

Este não foi a única polêmica envolvendo um voo da Gol no Aeroporto de Salvador. No sábado (29), a cantora Rachel Reis teve um prêmio quebrado depois de despachar a premiação com a bagagem em uma viagem pela companhia aérea. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp