Política

Anúncio de Lula às vésperas da diplomação gera apreensão nos bastidores; saiba mais

Foto: Ricardo Stuckert
Anúncio de Lula deixa a base de olhos abertos e esquenta negociações por espaço  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 11/12/2022, às 07h45   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Está chegando a hora da diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na próxima segunda-feira (12), ele e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) recebem o diploma de eleitos das mãos do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmando a vitória nas eleições deste ano.

Um anúncio de Lula em tom de promessa para o pós-diplomação já esquenta os bastidores políticos dentro da base do presidente eleito. Ele afirmou que vai terminar de definir a composição do primeiro escalão de seu futuro governo após a cerimônia. Ou seja: quem negocia espaços, precisa correr e convencer o próximo presidente.

Até o momento, Lula anunciou um total de cinco ministros. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), é um dos nomes e vai chefiar a Casa Civil.

Além de Rui, já foram nomeados o o senador eleito Flávio Dino (PSB) irá para o Ministério de Justiça e Segurança Pública; o diplomata Mauro Vieira assume o Ministério de Relações Exteriores; o ex-presidente do TCU (Tribunal de Contas da União) José Múcio Monteiro será ministro da Defesa; já o ex-ministro Fernando Haddad (PT) vai comandar a Fazenda.

Lula, Alckmin e Moraes devem discursar no evento do TSE. Em 2018, quando foi diplomado, Bolsonaro elogiou a Justiça Eleitoral e disse que governaria para todos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp