Política

Apoio a Marçal escanteia favorito a sucessão na Câmara de São Paulo

Danilo Verpa, Divulgação/Bruno Wilker, Reprodução/Ricardo Teixeira/ Instagram e Reprodução/Silvão Leite
A decisão irritou o prefeito Ricardo Nunes e colocou em risco a indicação de Rubinho para Câmara  |   Bnews - Divulgação Danilo Verpa, Divulgação/Bruno Wilker, Reprodução/Ricardo Teixeira/ Instagram e Reprodução/Silvão Leite

Publicado em 01/11/2024, às 11h16   Rebeca Silva



A corrida pela presidência da Câmara Municipal de São Paulo ganhou um novo desfecho com a decisão do vereador Rubinho Nunes (União) de apoiar Pablo Marçal (PRTB) nas eleições municipais. Antes do apoio, ele era favorito à sucessão de Milton Leite.

A decisão irritou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e colocou em risco a indicação de Rubinho para o cargo.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Segundo informações do Uol, o apoio de Rubinho a Marçal, derrotado no primeiro turno, contrariou o prefeito, que já havia sinalizado sua oposição à candidatura do vereador.  "Está vetado", afirmou Nunes em entrevista ao Estadão.

Se o nome escolhido for considerado "moderado", é provável que o PT, PSOL e outros partidos não o apoiem, mas também não se oponham. Entretanto, se o candidato tiver um perfil radical, como Rubinho, aumenta a chance de a oposição lançar um nome próprio. 

"É inviável apoiar um nome de extrema direita", afirma uma fonte próxima à oposição.

Com a coligação do prefeito eleito controlando 36 dos 55 vereadores,  Nunes terá o apoio de dois terços da Câmara nos próximos quatro anos.  

Dos 7 vereadores eleitos pelo União Brasil, 5 serão estreantes. São eles Amanda Vettorazzo, Adrilles Jorge, Sandra Alves, Silvão Leite e Silvinho — os três últimos eleitos com o apoio de Leite, que tem forte influência especialmente em áreas periféricas da cidade. Além de Rubinho, só Ricardo Teixeira já tem mandato pelo União. Isso dificulta a sucessão de Leite no partido, pois é consenso que o cargo não deve ser ocupado por um novato.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)