Política

Após 20 dias, TCA ainda não tem previsão de reabertura após incêndio

Foto: Divulgação/Rodrigo Castro Lima
Laudo da perícia técnica indica que incêndio não foi criminoso, mas ainda há dúvidas sobre a recuperação do espaço  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação/Rodrigo Castro Lima

Publicado em 13/02/2023, às 10h32   Daniela Pereira e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Exatos 20 dias após o incêndio que atingiu parte da estrutura do telhado do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, ainda não há previsão sobre a reabertura do equipamento - o maior e principal teatro da Bahia.

A vistoria apontou que o fogo começou na cobertura do teatro, onde há execução de serviço e presença de material inflamável, a exemplo de fibras e resinas, que entrou em ignição. De acordo com os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), o incêndio não foi criminoso.

O fogo começou na tarde do dia 25 de janeiro e só foi encerrado 12 horas depois. O teto ficou completamente tomado pelas chamas, mas ninguém ficou ferido na ação.

Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro afirmou nesta segunda-feira (13) que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) designou um procurador para mediar o contato com a empresa responsável pela obra que acontecia na calha do Teatro e tomar as providências.

"A PGE designou um procurador que está conosco mediando junto à empresa para ver qual procedimento será tomado. Mas, com certeza, a empresa arcará com a sua responsabilidade diante do que aconteceu", afirmou o secretário.

"Ainda não temos prazo para a reabertura porque depende, agora, da indicação da obra. Ainda não sabemos se vamos fazer obra só naquela parte ou precisar reformar o telhado todo", explicou Monteiro.

Desde o dia do incêndio, o Teatro está fechado. Uma série de eventos foram adiados, a exemplo do “O Balé que Você Não Vê”, do Balé Folclórico da Bahia, que ocorreria nos dias 3 e 4 de fevereiro; a entrega do título de Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil, pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), que ocorreria em 7 de fevereiro; o espetáculo “Baile Concerto”, da Orquestra Sinfônica da Bahia, que ocorreria nos dias 11 e 12 de fevereiro e o show Trinca, com os rappers Ravi Lobo, Wall Cardozo e Dicerqueira, que aconteceria na próxima terça (14).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp