Política

Após admitir encontro com Vorcaro, André Mendonça deixa sociedade de instituto educacional

Fellipe Sampaio/STF
André Mendonça, do STF, cederá suas cotas e as da esposa sem receber pagamento; instituição será transformada em entidade sem fins lucrativos  |   Bnews - Divulgação Fellipe Sampaio/STF
Redação BNews

por Redação BNews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 03/09/2026, às 10h18



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça informou nesta quinta-feira (3) que decidiu deixar a sociedade do Instituto Iter, instituição criada por ele em 2024 e voltada para atividades educacionais e acadêmicas. 

Segundo nota divulgada pela assessoria do ministro, relator do caso Master na Corte, ele cederá a totalidade de suas cotas e também as que pertencem à esposa, sem receber qualquer valor pela transferência. Eventuais recursos relacionados às participações societárias permanecerão destinados a finalidades sociais e educacionais.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

O comunicado também cita que o Instituto Iter será transformado em uma entidade sem fins lucrativos. Mendonça deverá continuar ligado à instituição apenas em atividades acadêmicas, como professor.

A decisão foi tomada na quarta-feira (2), durante uma conversa entre o ministro e o presidente do Instituto Iter, Victor Godoy. Segundo a assessoria, Mendonça "jamais auferiu lucro" com a instituição.

Encontro com Daniel Vorcaro

A decisão de deixar a sociedade da empresa também foi anunciada um dia depois de o ministro afirmar que se reuniu uma vez com o banqueiro Daniel Vorcaro, em março de 2025.

Segundo Mendonça, o encontro teve como assunto uma ação que discutia créditos de precatórios de interesse do banco. Na data da reunião, o processo estava com pedido de vista de outro ministro do STF.

O ministro afirmou que sua participação no encontro se limitou a ouvir Vorcaro e que não houve qualquer outra atuação relacionada ao processo.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)