Política

Após Belém, Salvador pode ser capital do Brasil por um dia

Dinaldo Silva / BNews / Arquivo
O deputado federal Léo Prates (PDT/BA) apresentou proposta para que Salvador seja capital federal no 2 de Julho  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews / Arquivo
Davi Lemos

por Davi Lemos

davi.lemos@bnews.com.br

Publicado em 15/11/2025, às 20h20 - Atualizado às 20h31



O deputado federal Léo Prates (PDT/BA) propôs a transferência da capital federal de Brasília para Salvador no dia em que é celebrada da Independência da Bahia, 2 de Julho.

De acordo com a proposta, a homenagem não prejudica as atividades essenciais em Brasília (DF) e somente atos oficiais e simbólicos necessários seriam realizados em Salvador.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Ao citar a transferência para Belém (PA) enquanto sedia a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o deputado afirma ter viabilidade e amparo constitucional para a execução do projeto.

"A presente proposição busca reconhecer e valorizar a fundamental importância histórica da Bahia e do seu povo na luta pela independência e formação do Estado-Nação brasileiro", diz a justificativa do parlamentar.

Na Câmara, o texto aguarda distribuição para análise de comissões. Prates argumenta que a proposta, além de uma homenagem, se trata de resgate histórico, "garantindo que o protagonismo baiano seja devidamente reconhecido em nível nacional".s

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)