Política

Após condenação, STF decide pena de Collor nesta quarta (31)

Reprodução/Instagram @fernando_collor
O relator do caso, ministro Edson Fachin, defende que o ex-presidente seja condenado a 33 anos e 10 meses de prisão  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @fernando_collor
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 31/05/2023, às 13h44


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de condenar o ex-presidente Fernando Collor em uma das ações decorrentes da Operação Lava Jato, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai definir a pena que será aplicada a ele nesta quarta-feira (31). 

O relator do caso, ministro Edson Fachin, defende que Collor seja condenado a 33 anos, 10 meses e 10 dias de prisão e o pagamento de 270 dias-multa. No entanto, os outros ministros só deverão se posicionar sobre o tempo de pena e as condições do cumprimento após a conclusão do julgamento.

Há uma divergência se o ex-presidente deve ser condenado por organização criminosa ou associação criminosa. Além disso, os magistrados precisam definir qual a pena que o ex-senador vai cumprir. O ex-presidente foi condenado pelos crimes de corrupção passiva de lavagem.

Collor foi condenado em uma ação penal junto com dois empresários em que são acusados de praticar os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa na BR Distribuidora. 

A definição da pena de Collor estava prevista para acontecer nesta quinta-feira (1º). No entanto, houve uma dúvida se os ministros poderiam votar sobre a pena do ex-presidente. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp