Política

Após encontro com Lula, Maduro afirma que Venezuela “está de portas abertas” para investidores brasileiros

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Maduro deu a declaração após encontro bilateral no Palácio do Planalto  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 30/05/2023, às 13h13   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta segunda-feira (29), que o país está “de portas abertas” para retomar as relações com empresários brasileiros. A fala aconteceu após reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, em Brasília. As informações são da CNN.

“A Venezuela hoje está preparada para que retomemos as nossas relações virtuosas junto a investidores e empresários brasileiros. A Venezuela está de portas abertas, com plenas garantias ao empresariado, para que voltemos ao tempo de investimentos e crescimento econômico”, destacou Maduro. 

A visita do presidente venezuelano ao Brasil é a primeira desde 2015. Durante esse período, o líder sul-americano teve seu posto contestado por países europeus e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que consideravam Juan Guaidó como presidente da Venezuela.

Durante a visita, classificada como “histórica” pelo presidente Lula, Maduro criticou a forma como as relações entre Brasil e Venezuela foram “fechadas” nos últimos anos, e reforçou que se inicia uma “nova época de relação entre os dois países”.

“De repente, todas as portas com o Brasil foram fechadas, ainda que sejamos países vizinhos, países que se amam como povos. As portas foram fechadas em termos de relações financeiras, econômicas, comerciais, culturais, políticas e diplomáticas. Junto de outros governos, tentaram impor um governo à República da Venezuela, mas isso é passado.”

“Hoje se abre uma nova época entre as relações de nossos povos e países. E essa nova época temos frente a construção de um novo mapa de colaboração, cooperação conjunta que possa abranger a todas as áreas da economia, comércio, educação, saúde, cultura, agricultura, e que possa abranger o relacionamento horizontal entre os povos, mantendo diálogo frequente e direto entre os governos do Brasil e da Venezuela, bem como todos os governos da América do Sul”, pontuou Maduro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp