Política

Após onda de violência, Lula fala em criar novo ministério; entenda

Ricardo Stuckert / PR
A criação da nova parte foi comentada em meio à fala do presidente sobre os ataques de milicianos no Rio de Janeiro  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 24/10/2023, às 10h37 - Atualizado às 10h54


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou, nesta terça-feira (24), que estua a possibilidade de criar um ministério específico para a segurança pública. Esta possibilidade foi levantada pelo próprio petista no período da campanha eleitoral.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“Quando fiz a campanha, eu ia criar o Ministério da Segurança Pública. Ainda estou pensando em criar, pensando quais são as condições que você vai criar, como é que vai interagir com os estados. Porque o problema da segurança é estadual. O que nós queremos é compartilhar com os estados as soluções dos problemas”, disse Lula durante o programa Conversa com o Presidente, sua live semanal.

Atualmente, a Segurança Pública está sob responsabilidade do Ministério da Justiça, comandada por Flávio Dino, que já se mostrou contrário à divisão.

A declaração de Lula sobre o ministério da Segurança Pública foi feita após ele comentar sobre a atual crise de segurança no Rio de Janeiro, que, esta semana, foi palco de uma série de ataques de milicianos.

Para solucionar o problema, Lula defendeu o uso das Forças Armadas para combater o crime organizado. Porém, o presidente defendeu que o apoio dos militares não seja através de uma intervenção.

“Não queremos pirotecnia, como foi feita a intervenção no Rio e não resultou em nada. Não queremos tirar autoridade do governador e prefeito. Queremos compartilhar uma saída, porque o problema deles é também nosso problema”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp