Política

Secretário de Turismo revela detalhes sobre possível concessão de marinas na Baía de Todos-os-Santos

Arquivo BNews
O secretário falou com o BNews na manhã desta terça-feira (24)  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 24/10/2023, às 09h58


FacebookTwitterWhatsApp

O titular da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Maurício Bacelar, disse o que pensa sobre a possibilidade de concessão das marinas da Penha, na Ribeira, de Itaparica e de Cacha Pregos e a de Salinas das Margaridas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em conversa com o BNews, o secretário disse que administrar Marinas é competência da iniciativa privada e por isso uma consultoria foi contratada para avaliar a possibilidade. “Elas estão sendo operadas pelo Governo do Estado, pela Secretaria do Turismo. É uma operação provisória, mas não é uma operação profissional, pois nós não temos expertise em operar Marinas”, explicou.

“Ao meu ver é papel do Estado dotar de Infraestrutura os destinos turísticos, mas a gestão dessa infraestrutura não. O Estado não tem competência para administrar hotel, pousada, restaurante ou marina. Isso é competência da iniciativa privada, e é isso que nós estamos fazendo”, completou.

Ainda de acordo com o secretário, em dezembro de 2022 a Setur tinha anunciado uma licitação para as mesmas bases náuticas, mas nenhuma empresa demonstrou interesse. A partir daí, a pasta promoveu uma audiência pública para entender o motivo do desinteresse.  

“Nessa audiência pública, convocada no Diário Oficial, vimos que nosso estudo de viabilidade econômica tinha algumas inconsistências. Então para o Estado, para poder fazer uma nova licitação, já que o estudo de viabilidade de 2022 venceu, abrimos agora uma nova licitação para a contratação de um novo consultor”, explicou.

Apesar do processo, Maurício Bacelar ressalta que as marinas seguem sendo operadas pelo Governo do Estado, inclusive com promoções de regatas e atividades esportivas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp