Política

Após polêmica, Planalto toma medida sobre participação de ministros em homenagem a Lula no Carnaval do Rio

Foto: Divulgação
Decisão do Palácio do Planalto impede participação de ministros no desfile das Acadêmicos de Niterói, programado para este domingo  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação
Bruna Rocha

por Bruna Rocha

Publicado em 13/02/2026, às 12h07 - Atualizado às 13h52



O Palácio do Planalto decidiu nesta sexta-feira (13) vetar a participação de ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no desfile da Acadêmicos de Niterói, marcado para este domingo (15), na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

A escola de samba prepara uma homenagem à trajetória do presidente e havia convidado integrantes do governo para integrar a apresentação. A primeira-dama, Janja da Silva, confirmou que irá desfilar e estará no último carro alegórico.

O caso já havia sido analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que rejeitou ações que pediam a suspensão do desfile. A nova deliberação, no entanto, estabeleceu medidas cautelares relacionadas à participação de membros do governo.

A Advocacia-Geral da União (AGU) também elaborou orientações aos integrantes do Executivo, entre elas a recomendação de custear com recursos próprios eventual viagem ao Rio de Janeiro, não solicitar aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e evitar a transmissão da apresentação em canais institucionais do governo.

📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)