Política

Após protestos, condenado por racismo é demitido da Sudesb

Reprodução
Emilson Piau teve demissão da Sudesb publicada no Diário Oficial do Estado  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 14/04/2023, às 08h51   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-secretário do governo da Bahia, Emerson Piau (PC do B) foi demitido do cargo que assumiu há cerca de um mês na Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). A demissão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quinta-feira (13).

Piau foi condenado por injúria racial em 2021, com pena de um ano e quatro meses. O juiz decidiu, no entanto, a partir do Artigo 44 do Código Penal, conceder, ao invés da detenção em regime aberto, o direito de recorrer em liberdade.

Conforme denúncia oferecida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), ele ofendeu, em 2015, funcionários públicos do Estado que atuavam no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), afirmando que o cargo que ocupavam “não é para negros, e sim para brancos”.

Em entrevista ao BNewsMaisa informou que conheceu Emilson Piau em 20 de janeiro daquele ano, quando estava em reunião da Coordenação dos Conselhos Gestores de Unidades de Conservação.

"Ele estava passando pelo corredor em frente a sala da Diretoria Geral do Inema. Ele me avistou, caminhou e entrou na sala. Eu o cumprimentei e apresentei ele à equipe dizendo que ele era um colega da Serin. Eu perguntei onde ele estava lotado e ele respondeu na Coordenação de Políticas para Povos Indígenas da Secretaria de Justiça. Em seguida, fez a mesma pergunta para mim. Eu respondi que estava na Coordenação de Interação Social", relatou Maisa.

Após a resposta dela, Emilson Piau teria mudado de comportamento. "Ele mudou o tom de voz e disse, grosseiramente, que Interação Social do Meio Ambiente não é para negros e sim para brancos", teria dito o então titular da Serin, que prosseguiu: "É isto mesmo Interação Social do Meio Ambiente não é para negros. Na Europa é tudo de concreto com avenidas e prédios. Aqui vocês querem natas e árvores". Em seguida, ele saiu da sala.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp