Política

Após reunião com Lula, Jerônimo Rodrigues confirma anúncio oficial da BYD na terça

Ricardo Stuckert / PR
Governador esteve em Brasília para reunião com Lula, Rui Costa e representante da BYD  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 28/06/2023, às 20h41 - Atualizado às 20h59   Cadastrado por Lula Bonfim



O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou, na noite desta quarta-feira (28), o acordo com a montadora chinesa BYD para assumir o espólio deixado pela Ford no Polo Industrial de Camaçari. Um evento será realizado na manhã da próxima terça (4), no Farol da Barra, em Salvador, para anunciar oficialmente o acerto entre o governo baiano e a empresa de carros elétricos.

A confirmação de Jerônimo seu deu após uma reunião realizada, no fim da tarde em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); com o ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil; e com a vice-presidente global da BYD, Stella Li.


"É um dia muito importante para nós. Estivemos na China e agora estamos colhendo os frutos. Estamos felizes com a geração de empregos e a Bahia sendo uma referência internacional de inovação e tecnologia", disse o governador após a reunião que selou o acerto.


A negociação entre o governo da Bahia e a BYD se arrastava desde 2022, ainda durante a gestão de Rui Costa, mas teve seu momento decisivo com as viagens realizadas por Jerônimo e por Lula à China, em abril de 2023. Os governantes deixaram o território chinês com o acerto encaminhado para que a montadora, especialista na produção de carros elétricos, assumisse o espólio da Ford em Camaçari.


Antes da reunião para tratar do acordo com a BYD, Jerônimo participou do evento de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, ao lado de Lula e diversas autoridades do governo federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp